top of page

Linfedema

Linfedema é uma condição crônica caracterizada pelo acúmulo de fluido linfático nas extremidades do corpo, resultando em inchaço. Isso ocorre quando o sistema linfático não funciona eficientemente, levando à retenção de líquidos.

Dúvidas frequentes

Utilize o menu ao lado para pular diretamente para sua dúvida, ou role a página para baixo.

O Linfedema é comum?

Linfedema primário é uma doença rara, já os casos secundários são mais comuns.

Quais são as principais causas do Linfedema?

Pode ser primário, associado à predisposição genética, ou secundário, resultante de danos no sistema linfático, como cirurgias, radioterapia ou infecções.

O Linfedema pode ser prevenido?

Em casos primários, não existe prevenção. Nos casos secundários, o controle de outros fatores de risco, como a obesidade, podem reduzir o seu risco de ocorrência.

Quais são as principais causas do linfedema?
O Linfedema pode ser prevenido?

Quais os sintomas do Linfedema?

Inchaço na região afetada, que melhora com a compressão nos casos iniciais, mas torna-se permanente nos casos mais avançados, rigidez, desconforto, mudanças na textura da pele e infecções secundárias na pele e gordura subcutânea.

Quais os sintomas do Linfedema?

Quais os tratamentos disponíveis?

Todos os pacientes devem realizar o tratamento conservador com uso de malhas compressivas e drenagem linfática. Também existem tratamentos cirúrgicos, como as anastomoses linfáticovenosas e os transplantes de linfonodos. Em casos mais avançados, cirurgias redutoras de volume mais agressivas podem ser indicadas.

Quais os tratamentos diponíveis?

Quando a cirurgia é indicada?

Todos os pacientes com impacto na qualidade de vida por causa do linfedema devem ser avaliados para a possibilidade de tratamento cirúrgico. Nos casos mais iniciais e menos graves, a cirurgia de anastomose linfovenosa é uma boa opção. Em casos mais avançados, os transplantes de linfonodo geralmente são preferidos. Em casos de aumento de volume excessivo, a retirada cirúrgica dos tecidos ou a lipoaspiração também podem ser indicadas.

Quando a cirurgia é indicada?

Consulte sempre um cirurgião plástico para avaliação e orientação personalizada.

bottom of page